Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de maio de 2011

ATIVIDADES EJA E PAV


Dias da semana - Auto ditado



1 – Complete a tabela seguindo o exemplo resolvido.



2 – Continue completando:



1 dezena ou 10 unidades


2 dezenas ou ____ unidades



3 dezenas ou ______________



4 dezenas ou ______________



5 dezenas ou _______________



6 dezenas ou _______________



7 _______________ ou ________________




________________ ou 80 unidades



9 dezenas ou ______ unidades 
 

REDAÇÃO

 MÉTODOS EATIVIDADES PARA A EJA

PRODUÇÃO DE TEXTO

Escrita coletiva na EJA

Escrita coletiva na EJA

Objetivos 
- Produzir uma carta coletivamente.
- Observar e explorar as diferenças entre a linguagem oral e a escrita.

Conteúdo 
- Produção oral com destino escrito.

Anos 1º e 2º.

Tempo estimado Cinco aulas.

Material necessário 
Música e letra da canção Valsinha, escrita por Chico Buarque e Vinicius de Moraes, disponíveis neste site, digite na busca a palavra Valsinha. Entre as opções encontradas, escolha aquela cantada pelo artista Chico Buarque.

Desenvolvimento 
1ª etapa Convide os alunos para uma audição da composição. No fim, pergunte se alguém já a conhecia, assim como seus autores. Recorde A Banda, que também é assinada por Chico Buarque. Apresente a música mais uma vez para a turma.

2ª etapa Leia a letra em voz alta e estimule que os estudantes digam o que entenderam. Questione-os sobre o casal da história. Quantos anos eles têm? Qual a profissão deles? Registre essas e outras características no quadro.

3ª etapa Proponha que o grupo elabore uma carta contando o episódio apresentado na música - os alunos vão ditar o texto e você será o escriba. Como remetentes, eles terão de se colocar no papel da mulher apresentada na música, que é surpreendida pelo marido. Ela mora em uma cidade distante do lugar onde nasceu e escreve para sua prima, que lá ficou.

4ª etapa Converse com a turma sobre o envio e o recebimento de cartas. Quem já ditou uma? E quem já recebeu? Comunicar uma notícia por carta é diferente de falar por telefone? Por quê? Peça que todos apontem as características do gênero: como uma carta deve começar? E terminar?

5ª etapa Inicie a produção da carta. Embora você deva atuar como escriba, seu papel não será passivo. Chame a atenção do grupo para a coerência do texto e a presença de elementos que marcam o gênero. Releia as partes que estiverem confusas e peça que a turma melhore todas. Explicite a importância de transpor a linguagem oral para a escrita, perguntando: como isso que você falou deve ser escrito? Retome a leitura do texto, dizendo ao grupo que é importante se colocar no lugar do destinatário. Se necessário, estimule os estudantes a analisar se a carta transmite a emoção que a letra da música apresenta e peça que façam as inserções necessárias.

6ª etapa Converse com a turma a respeito dos motivos que levam as pessoas a escrever cartas e destaque o uso real do gênero.

Avaliação 
Durante a escrita coletiva, analise a capacidade de criação dos alunos, considerando que eles tiveram de criar elementos para compor a carta que não estavam definidos na música. Observe o texto: qual o domínio que o grupo tem da linguagem escrita comum a esse gênero? Se a produção apresentar muitas falhas, retome a produção coletiva, dessa vez convidando todos a escrever uma carta a um destinatário real sobre um episódio verídico.


Fábula _ O LEÃO E O RATINHO


Observação: A pedidos, montei uma atividade sobre fábulas.Fábulas em qualquer idade são bem aceitas.Mas o pedido foi de minhas leitoras dos primeiros anos do Ensino Fundamnetal.
Como tenho muitas professoras que usam minhas atividades aqui do blog resolvi atendê-las.

PÁSCOA

OBSEVAÇÃO: Muitas colegas do Ensino Fundamnetal dos anos iniciais me enviaram muitos pedidos de atividades para a páscoa.Como eu não possuo blog direcionado a criança, mas como muitas professoras destes anos usam minhas atividades, resolvi atendê-las.


PARLENDA DO ÍNDIO



TREINO ORTOGRÁFICO - SÍLABAS COMPLEXAS


PRODUÇÃO DE TEXTO - PROVÉRBIOS POPULARES




OLUIÇÃO - TEXTO E INTERPRETAÇÃO



Música Asa Branca - Interpretação do texto




Bolo de laranja com casca

Reino Ortográfico 2


REINO ORTOGRÁFICO

14º salário para professores

14º salário para professores

Ementa: Cria o décimo-quarto salário dos profissionais da educação da rede pública e dá outras providências.

Telefone do Senado Federal: 0800 612211
Fale com o Senado Federal

Além do 14° salário você já imaginou a possibilidade dos professores terem o mesmo reajuste salarial dos senadores? Há outro projeto de lei que propõe o mesmo reajuste salarial concedido aos senadores para o Piso Salarial Profissional Nacional para os professores da educação básica das escolas públicas brasileiras.
Caso fosse aprovado o reajuste de 61,78% do último aumento dos senadores, o piso salarial dos professores passaria de 1.024,00 para R$ 1.656,62, valor inferior ao valor pago aos parlamentares a cada mês que é de R$ 26.723,13.
Pelo exposto acima e caso concorde há um abaixo-assinado na internet em que você pode se tornar um signatário dessa proposta.



Sistema Solar






Endereço,Localização e Mapa

Endereço,Localização e Mapa