Dias da semana - Auto ditado
1 – Complete a tabela seguindo o exemplo resolvido.
2 – Continue completando:
1 dezena ou 10 unidades
2 dezenas ou ____ unidades
3 dezenas ou ______________
4 dezenas ou ______________
5 dezenas ou _______________
6 dezenas ou _______________
7 _______________ ou ________________
________________ ou 80 unidades
9 dezenas ou ______ unidades
REDAÇÃO
MÉTODOS EATIVIDADES PARA A EJA
Escrita coletiva na EJA
Escrita coletiva na EJA
Objetivos
- Produzir uma carta coletivamente.
- Observar e explorar as diferenças entre a linguagem oral e a escrita.
Conteúdo
- Produção oral com destino escrito.
Anos 1º e 2º.
Tempo estimado Cinco aulas.
Material necessário
Música e letra da canção Valsinha, escrita por Chico Buarque e Vinicius de Moraes, disponíveis neste site, digite na busca a palavra Valsinha. Entre as opções encontradas, escolha aquela cantada pelo artista Chico Buarque.
Desenvolvimento
1ª etapa Convide os alunos para uma audição da composição. No fim, pergunte se alguém já a conhecia, assim como seus autores. Recorde A Banda, que também é assinada por Chico Buarque. Apresente a música mais uma vez para a turma.
2ª etapa Leia a letra em voz alta e estimule que os estudantes digam o que entenderam. Questione-os sobre o casal da história. Quantos anos eles têm? Qual a profissão deles? Registre essas e outras características no quadro.
3ª etapa Proponha que o grupo elabore uma carta contando o episódio apresentado na música - os alunos vão ditar o texto e você será o escriba. Como remetentes, eles terão de se colocar no papel da mulher apresentada na música, que é surpreendida pelo marido. Ela mora em uma cidade distante do lugar onde nasceu e escreve para sua prima, que lá ficou.
4ª etapa Converse com a turma sobre o envio e o recebimento de cartas. Quem já ditou uma? E quem já recebeu? Comunicar uma notícia por carta é diferente de falar por telefone? Por quê? Peça que todos apontem as características do gênero: como uma carta deve começar? E terminar?
5ª etapa Inicie a produção da carta. Embora você deva atuar como escriba, seu papel não será passivo. Chame a atenção do grupo para a coerência do texto e a presença de elementos que marcam o gênero. Releia as partes que estiverem confusas e peça que a turma melhore todas. Explicite a importância de transpor a linguagem oral para a escrita, perguntando: como isso que você falou deve ser escrito? Retome a leitura do texto, dizendo ao grupo que é importante se colocar no lugar do destinatário. Se necessário, estimule os estudantes a analisar se a carta transmite a emoção que a letra da música apresenta e peça que façam as inserções necessárias.
6ª etapa Converse com a turma a respeito dos motivos que levam as pessoas a escrever cartas e destaque o uso real do gênero.
Avaliação
Durante a escrita coletiva, analise a capacidade de criação dos alunos, considerando que eles tiveram de criar elementos para compor a carta que não estavam definidos na música. Observe o texto: qual o domínio que o grupo tem da linguagem escrita comum a esse gênero? Se a produção apresentar muitas falhas, retome a produção coletiva, dessa vez convidando todos a escrever uma carta a um destinatário real sobre um episódio verídico.
Fábula _ O LEÃO E O RATINHO
Observação: A pedidos, montei uma atividade sobre fábulas.Fábulas em qualquer idade são bem aceitas.Mas o pedido foi de minhas leitoras dos primeiros anos do Ensino Fundamnetal.
Como tenho muitas professoras que usam minhas atividades aqui do blog resolvi atendê-las.
Como tenho muitas professoras que usam minhas atividades aqui do blog resolvi atendê-las.
PARLENDA DO ÍNDIO
TREINO ORTOGRÁFICO - SÍLABAS COMPLEXAS
PRODUÇÃO DE TEXTO - PROVÉRBIOS POPULARES
Bolo de laranja com casca
14º salário para professores
14º salário para professores
Ementa: Cria o décimo-quarto salário dos profissionais da educação da rede pública e dá outras providências.
Telefone do Senado Federal: 0800 612211
Fale com o Senado Federal
Além do 14° salário você já imaginou a possibilidade dos professores terem o mesmo reajuste salarial dos senadores? Há outro projeto de lei que propõe o mesmo reajuste salarial concedido aos senadores para o Piso Salarial Profissional Nacional para os professores da educação básica das escolas públicas brasileiras.
Caso fosse aprovado o reajuste de 61,78% do último aumento dos senadores, o piso salarial dos professores passaria de 1.024,00 para R$ 1.656,62, valor inferior ao valor pago aos parlamentares a cada mês que é de R$ 26.723,13.
Pelo exposto acima e caso concorde há um abaixo-assinado na internet em que você pode se tornar um signatário dessa proposta.