Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

BANDEIRA DO BRASIL: MUDANÇA , SIGNIFICADO E CURIOSIDADES

Dê uma olhada e veja como nossa bandeira mudou e observe bem o passa a passo.




1ª ETAPA

Passo a passo:
A cada imagem apresentada,  anotem sua impressão: sobre as cores, a disposição das estrelas, as formas geométricas, se existe alguma semelhança com outra bandeira que conheçam.



Bandeira Provisória da República. Utilizada de 15 a 19 de novembro de 1889.



2) Nesta imagem, devem ser adotados os mesmos procedimentos da anterior, observação e anotação dos dados.


19 de novembro de 1889 a junho de 1960: vinte e uma estrelas, representando os vinte estados e o Distrito Federal.

3) Aqui, o detalhe é o número de estrelas que mudou e eles precisam estar atentos.


Junho de 1960 a 28 de maio de 1968: vinte e duas estrelas, com a mudança da capital para Brasília e a criação de uma estrela para o novo Estado da Guanabara.



4) Continue da mesma forma, observação e anotação antes, legenda depois.


28 de maio de 1968 a 11 de maio de 1992: vinte e três estrelas, acrescentando uma estrela para o Estado do Acre e a partir de 1977 o Estado do Mato Grosso do Sul assumindo a representação da estrela do extinto Estado da Guanabara.



5) Esta é nossa bandeira atual. Aqui também as estrelas estão em maior número, pois foram acrescentados mais Estados. Entretanto, deixe que o aluno faça suas anotações e tire suas próprias conclusões.




11 de maio de 1992 até hoje: vinte e sete estrelas, acrescentanto quatro estrelas para os estados de Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.
Terminado esse primeiro momento, os alunos irão para o laboratório de informática com suas anotações.
2ª ETAPA:
Trabalhe a imagem abaixo de acordo com o passo a passo a seguir:
1 - Divida a turma em seis grupos;
2 - Cada grupo irá pesquisar sobre os seis tópicos em destaque na imagem.
3 - A pesquisa está direcionada para a busca dos motivos que levaram nossa bandeira a assumir a forma atual.
4 - Portanto, os grupos vão investigar os seguintes elementos:

  • o motivo da homenagem a Nossa Senhora,
  • saber sobre a 'casa real de Bragança' e sobre o porque d a 'alusão ao ma r',
  • a 'casa real do Habsburgo' e sobre a 'alusão ao sol e 'às riquezas minerais' do país,
  • sobre o lema positivista  'Ordem e Progresso',
  • a cor em referência aos 'desejos de paz',
  • o céu do Rio de Janeiro no 'dia da Proclamação da República'.
5 - O objetivo final é entender como esses elementos foram inseridos na Bandeira Nacional e com que finalidade.
6 - Mas todos os grupos precisam investigar de quem foi o projeto ou idéia da bandeira republicana




6 - Mas todos os grupos precisam investigar de quem foi o projeto ou idéia da bandeira republicana.

Utilize os links abaixo para todos os grupos:
http://www.on.br/glossario/alfabeto/b/bandeirabrasil.html
http://www.brasilrepublica.com/bandeiranacionalbr.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/brasil/bandeira-nacional-brasileira.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_do_Brasil
http://www.signomes.com/brasil/bandeira.php
Os grupos vão organizar os resultados das pesquisas sobre a bandeira e o significado dos símbolos nela contidos para montar uma apresentação de slides. Esta apresentação pode ser exibida para outras turmas.

FONTE: PORTAL DO PROFESSOR.




SAÚDE-

                                      [images.jpg]    

Propriedades da Linhaça


"Qualquer um pode contar as sementes em uma maçã, mas só Deus pode contar o número de maçãs em uma semente." ( Robert H. Schuller )


Nos últimos anos tem-se publicado uma grande quantidade de informação sobre os efeitos curativos da semente de linhaça moída.

Os investigadores do INSTITUTO CIENTÍFICO PARA ESTADO DA LINHAÇA DO CANADÁ e dos Estados Unidos, têm enfocado sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas. As investigações e a experiência clínica têm demonstrado que o consumo em forma regular de semente de linhaça, previne ou cura as seguintes doenças:


CÂNCER: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc., etc

A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos, um deles é; a LIGNINA. A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Protege e evita a formação de tumores. Só no câncer se recomenda combinar semente de linhaça moída com queijo cottage baixo em calorias.

BAIXA DE PESO:

A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida.

Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia.
Se você deseja baixar de peso, tome uma colher a mais pelas tardes.


SISTEMA DIGESTIVO:

Prevêem ou cura o câncer de colon. Ideal para artrite,
prisão de ventre, acidez estomacal. Lubrifica e regenera a flora intestinal.
Expulsão de gases gástricos. É um laxante por excelência.

Previne os divertículos nas paredes do intestino.

Elimina toxinas e contaminadores.

A linhaça contém em grandes quantidades dos dois tipos de fibras dietéticas solúvel e insolúvel. Contém mais fibra que a maioria dos grãos.


SISTEMA NERVOSO:

É um tratamento para a pressão.

As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma.

Ideal para pessoas que trabalham sob pressão.

Melhora as funções mentais dos anciãos, melhora os problemas de conduta (esquizofrenia).
A linhaça é uma dose de energia para teu cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem mais urotransmisores (reanimações naturais).


SISTEMA IMUNOLÓGICO:

A linhaça alivia alergias, é efetiva para o LUPUS.

A semente de linhaça por conter os azeites essenciais Omega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças.
Contém grandes quantidades de rejuvenescedor, pois retém o
envelhecimento.
A linhaça é útil para o tratamento da anemia.


SISTEMA CARDIOVASCULAR:

É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária, alta pressão arterial, arritmia cardíaca, incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos.

É excelente para regular o colesterol ruim.

O uso regular de linhaça diminui o risco de padecer de doenças cardiovasculares.

Uma das características UNICA da linhaça é que contém uma substância chamada taglandina, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia.

O Dr. J H. Vane, ganhou o prêmio Nobel de medicina em 1962 por descobrir o metabolismo dos azeites essenciais Omega 3 e 6 na prevenção de problemas cardíacos.

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS:

O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo. Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em "TITE", tais como: gastrite, hepatite, artrite, colite, amidalite, meningite, etc.


RETENÇÃO DE LÍQÜIDOS:

O consumo regular de linhaça, ajuda aos rins a excretar água e sódio.
A retenção de água (Edema) acompanha sempre à inflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual,todas as etapas do câncer e as doenças cardiovasculares.


CONDIÇÕES DA PELE E CABELO:

Com o consumo regular de sementes de linhaça você notará como sua pele volta-se mais suave.

É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol.

É ideal para problemas na pele, tais como: psoriase e eczema. Recomenda-se também como máscara facial para uma limpeza profunda do cútis.

Ajuda na eliminação do pano branco, manchas, acne, espinhas, etc.

É excelente para a calvície.

Essa é uma boa notícia para quem sofre de calvície. Também é útil no tratamento da caspa.

Use-a como geléia para fixar e NUTRIR teu cabelo. Não use vaselinas que danificam teu couro cabeludo e teu cabelo.


VITALIDADE FÍSICA:

Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia. A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular.

Os músculos se recuperam da fadiga do exercício


MODO DE USAR:

Duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, se mistura em um copo de suco de fruta, sobre a fruta, com a aveia, no iogurte, café da manhã ou almoço.
Podem tomar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos). Inclusive mulheres grávidas.


DIABETE:
O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue. Esta é uma excelente notícia para os insulina-dependentes.

Faça chegar a seus amigos ou toda aquela pessoa que necessite. pois isto pode significar uma grande esperança....!  


TEATRO DIA DA ÁGUA.

DRAMATIZAÇÃO: O CICLO DA ÀGUA


PERSONAGENS:
A água
O ecologista
O sol
várias crianças



DESENVOLVIMENTO


1ª Personagem — Uma menina representando a Água

FALA:
— Há, como é triste ser Água...!
— Fui feita para matar a sede, limpar, lavar, repor energia, dar vida!
— Vejam como estou agora:
* Fraca, cada vez mais poluída, indefesa.
— Não sei o que fazer!

2 ª Personagem – Um menino, representando um Ecologista

FALA:
— É amiga Água, tenho brigado muito para te defender, mas são poucos os que me escutam. Alguns homens se reúnem, discutem, falam em te proteger, que estão preocupados em evitar que te maltratem tanto, que acabes sumindo da terra, mas são muitos, os que não estão, nem ai para você.
— Não fique triste minha amiga, eu vou continuar lutando para despertar nos homens, a consciência pela tua importância. Mostrar para eles que sem você é impossível a vida na terra, para qualquer ser vivo.
3ª Personagem – (Menino ou menina) O Sol
FALA:
— É, eu estou decepcionado com a humanidade.
— Agora, com a escassez de água, tenho que aumentar o meu calor.
— Não consigo me controlar.
— Estou fazendo mal a terra, sem querer.
2ª FALA DA ÁGUA
— Vejam meus amigos, já não consigo nem sequer seguir meu ciclo normalmente, pois falta EU, a água, muitas vezes...
— Eu tenho que estar nos corpos para sair no suor.
- Eu tenho que estar nas plantas e nos animais, para sair em vapor
- Tenho que subir para a atmosfera, ser aquecida pelo meu amigo SOL, virar nuvens fofinhas.
--Tenho que ficar geladinha, pesada, tão pesada que desça de lá como chuva. Ah, como é gostosa essa brincadeira, traz vida e felicidade aos seres vivos.
— Por favor!!! Cuidem de mim, eu não quero acabar, e chora.

RETORNAM AO PALCO: O SOL, ECOLOGISTAS E OUTROS PERSONAGENS.

Ao redor da água, começam a cantar:

A Água é minha amiga
Com ela posso contar
Pra lavar e tomar banho
E minha sede matar
Vamos todos protegê-la
E a natureza preservar
Resgatar suas nascentes
Para ela não faltar
Não fique triste amiga Água
De você vamos cuidar
Conscientizar a humanidade
Para a vida que nos dás



Três dicas para proteger a água
1ª Não deixar a torneira aberta enquanto escovar os dentes;
2ª Não demorar no banho;
3ª Não desperdiçar água ao lavar carros e calçadas.

Você Sabia?
Que lavar roupa em um tanque por 15 minutos, consome 135 litros de água?Solução: Juntar roupa na água para lavar de uma só vez e enxaguar todas ao mesmo tempo sem a torneira o tempo todo aberta.
Escovar os dentes em 5 minutos com a torneira aberta, gasta 80 litros de água?
Solução: Se fechar a torneira enquanto escova os dentes. Economiza-se 79 litros de água.
Um banho de chuveiro de 30 minutos consome 243 litros de água?
Solução: Fechando o registro enquanto nos ensaboamos, gastaremos apenas 81 livros de água.
Lavar a louça por 15 minutos com a torneira aberta, gasta 243 litros de água?
Solução: Fechar a torneira para ensaboar a louça, gasta-se 20 litros de água.

CARNAVAL 2011

INTRODUÇÃO


Quando pensamos em Brasil ou no povo brasileiro, quase sempre nos vem a imagem de um povo alegre e dançante. O carnaval é um grande exemplo disso. É uma manifestação popular que ocorre de diferentes formas em várias regiões do Brasil, dependendo do contexto histórico e sociocultural de cada lugar.
Entrelaçando as influências dos negros africanos, indígenas, nativos e europeus colonizadores, a cultura brasileira resultou em uma grande diversidade e riqueza de manifestações.

JUSTIFICATIVA

O Brasil é um país rico culturalmente, porém, o que sabemos dessa cultura limita-se ao que vivemos no dia-a-dia e ao que a TV nos mostra, muitas vezes, informações soltas, imagens que ficam muito distantes de nossa realidade ou de cunho comercial.
Pensando nisso, pretendemos, neste trabalho, propiciar atividades que ampliem o conhecimento das crianças sobre o carnaval no Brasil, levando em consideração suas influências e fazendo um paralelo temporal desde os antigos carnavais até hoje.

OBJETIVOS GERAIS

 Conhecer os aspectos culturais do carnaval que influenciaram na etnia brasileira.
 Reconhecer as manifestações carnavalescas dentro do contexto social.
 Conhecer as marchinhas carnavalescas.
 Conhecer, observar e acompanhar a evolução de gêneros carnavalescos como: música, blocos, fantasias e histórias.
 Estabelecer relação entre passado e moderno.

Procedimentos Metodológicos

 Fazer um baile de carnaval para que as crianças conheçam um pouco sobre essa manifestação popular.
 Levar para a sala de aula os elementos do carnaval através de imagens ou objetos.
 Executar músicas pertinentes ao universo carnavalesco.
 Fazer pinturas faciais nas crianças e disponibilizar diferentes roupas e adereços para que possam usar como fantasias.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

 Confecção de painel com recortes e fotos carnavalescas.
 Trabalhar músicas carnavalescas
 Confeccionar máscaras carnavalescas com material de sucata.
 Listar as fantasias que as pessoas costumam usar em carnaval.
 Pular carnaval usando roupas e acessórios diversos como fantasia.

CULMINÂNCIA

 Desfile de fantasias.
 Exposição de painéis.
 Baile carnavalesco.

Música

CACHAÇA

Mirabeau Pinheiro-Lúcio de Castro-Heber Lobato, 1953

Você pensa que cachaça é água
Cachaça não é água não
Cachaça vem do alambique
E água vem do ribeirão

Pode me faltar tudo na vida
Arroz feijão e pão
Pode me faltar manteiga
E tudo mais não faz falta não

Pode me faltar o amor
Há, há, há, há!
Isto até acho graça
Só não quero que me falte
A danada da cachaça

CABELEIRA DO ZEZÉ

João Roberto Kelly-Roberto Faissal, 1963

Olha a cabeleira do zezé
Será que ele é
Será que ele é

Será que ele é bossa nova
Será que ele é maomé
Parece que é transviado
Mas isso eu não sei se ele é

Corta o cabelo dele!
Corta o cabelo dele!