Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de março de 2012

7º ano A FEUDALISMO

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO SOBRE O FEUDALISMO 2012 
Os alunos apresentaram diversas maquetes sobre o Feudalismo e reproduziram um Feudo, o trabalho foi apresentados pelas equipes que trabalharam muito bem.  Parabéns  a Todos os alunos.
Marilene.











7 ano- P. 49
Retome o Para Começar, e com base principais propunha os  no que você estudou neste capítulo, explique com suas palavras de onde provinha o poder e a riqueza da igreja Católica durante a Idade Média.
O poder vinha dos imensos territórios e feudos doados à Igreja pelos reis e nobres. Além disso a Igreja recebia tributos dos cristãos e detinha o nomopólio cultural e espiritual da sociedade europeia.
Quais eram as diferenças entre o "alto e o "baixo" clero?
O baixo clero era composto de monges e padres de origem humilde, geralmente bastante próxima das classes mais pobres. o alto clero era formado pelos membros mais poderosos da Igreja, ligados às elites da ordem feudal. Essas diferenças eram bem estabelecidas em decorrências da rígida hierarquia social.
Quais eram soa objetivos dos monges ao fundarem o mosteiro de Cluny?
A fundação do mosteiro de Cluny era uma forma de moralizar a igreja, que estava envolvida demais nos assuntos terrenos. Os monges pretendiam levar uma vida dedicada a pregação ao trabalho e à caridade.
O que propunha os principais movimentos religiosos considerados heretícos pela Igreja na Idade Média?
Os principais movimentos questionavam o poder da Igreja, contestando a forma de vida dos clérigos, sua riqueza e algumas práticas como o culto aos santos.
Como a Igreja combateu esses movimentos religiosos?
A Igreja reprimiu por meio da força e instalação do Tribunal da Santa Inquisição.