Frase teimosa
Esta atividade é muito simples e interessante.
Escrevi a frase em papel cartão em letras grandes, bem visíveis.
Segmentei a frase cortando cada palavra.
No início da aula exponho as palavras fora de ordem.
A frase fica lá "incomodando" os alunos.
De repente um aluno pede: - Professora, posso arrumar esta frase?
E organiza direitinho.
Mais tarde misturo tudo de novo.
Com esta atividade vejo a capacidade do aluno em organizar a frase, a interação dos colegas, isto acaba sendo bem divertido!
Apesar de utilizar esta atividade para as séries iniciais,
que tal montar frases mais instigantes que estimulem crianças maiores?
Carta Enigmática- Atendendo Pedidos
cartas enigmáticas.
Esta atividades além de serem um entretenimento sadio, também ajudam a desenvolver a alfabetização, a ortografia, o racicíonio lógico entre outras possibilidades.
Se foram realizadas em grupos, são uma ótima oportunidade de aproximação entre pais e filhos, ou de socialização entre colegas.
Pode ser feito, num primeiro momento, individualmente e depois comparadas as respostas.
Fonte: Anotações da Prô Rirela
Fonte: Catequese Caminhando
Fonte: Maristas
Cartões para ler
Cartões com nomes de objetos e respectivas figuras
Com esses cartões pode-se trabalhar de várias maneiras:
Com esses cartões pode-se trabalhar de várias maneiras:
- uma criança dita a palavra para outra criança e depois procede a correção.
- organizar as palavras em ordem alfabética e depois registrá-las no caderno.
- usar o cartão como guia na brincadeira da forca.
- separar as palavras segundo a tonicidade delas.
- dentre outras
Consoantes Surdas e Consoantes Sonoras- A pedido do Felipe
No site www.brazilianportugues.com encontramos:
Surdas-Quando são produzidas sem vibração das cordas vocais.
P - T - K - Q - C (antes de a, o, u) - F - S - X
Sonoras- Quando são produzidas por vibração das cordas vocais.
B - D - G - V - Z - J - L - LH - R - RR - M - N - NH
Vicente Martins - palestrante, pesquisador na área de dificuldades de aprendizagem relacionadas com a linguagem e professor de Lingüística da Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA), em Sobral, Estado do Ceará,explica:Dependendo da região do falante ou do alfabetizando em leitura, o ensurdecimento pode ser também uma marca dialetal ou uma variação lingüística.
-ensurdecimento - perda da sonoridade de um fonema sonoro
-sibilantes e chiantes sofrem ensurdecimento antes de consoante surda ou pausa, como na palavra paz, em pa[z] duradoura, pa[s] terrestre
-ensurdecimento - perda da sonoridade de um fonema sonoro
-sibilantes e chiantes sofrem ensurdecimento antes de consoante surda ou pausa, como na palavra paz, em pa[z] duradoura, pa[s] terrestre
Sugere:
Pedir que a criança coloque a mãozinha na garganta para sentir as vibrações ou não das cordas vogais durante a produção das consoantes sonoras (vibram) e surdas (não vibram) pode ser exercício extremamente mnemônico, eficiente e suficiente para a criança compreender as distinções entre os fonemas surdos e sonoros, e, doutra sorte, levá-la à consciência fonêmica, utilizando, para isso, e ludicamente, o próprio corpo.
Pedir que a criança coloque a mãozinha na garganta para sentir as vibrações ou não das cordas vogais durante a produção das consoantes sonoras (vibram) e surdas (não vibram) pode ser exercício extremamente mnemônico, eficiente e suficiente para a criança compreender as distinções entre os fonemas surdos e sonoros, e, doutra sorte, levá-la à consciência fonêmica, utilizando, para isso, e ludicamente, o próprio corpo.
Dados silábicos
Confecção:
- Transformar em dado uma caixa de fundo quadrado .
- Recobrir com papel craft, ou com o verso de envelopes pardos.
- Recortar de revistas várias sílabas e colá-las nas faces do dado.
- Se quiser, recobrir com Contact, ou algo do gênero.
Utilização:
- As crianças ficam em roda.
- Cada uma, na sua vez, atira o dado.
- Lê a sílaba correspondente e fala uma palavra que contenha a sílaba.
- Usar para ditado. A criança que atira o dado dita uma palavra com a sílaba correspondente.
- No caso do dado com vogais, pode-se pedir que a criança fale uma palavra que não contenha a vogal "sorteada".
- Se jogarem dois dados, a criança fala uma palavra que contenha as duas sílabas apresentadas.
- Falar uma palavra cujo final seja essa sílaba apresentada.
Níveis de Alfabetização
Tabela elaborada para acompanhar a evolução da escrita dos alunos.
PRÉ-SILÁBICA
*Grafismo PrimitivoPredomínio de rabiscos e pseudo-letras. A utilização de grafias convencionais é um intento para a criança.
Desenvolvem procedimentos para diferenciar escritas. (garatujas)
*Escrita sem controle de quantidade
A criança escreve ocupando toda a largura da folha ou do espaço destinado a escrita.
A R M S MO H A O R U I L N M (brigadeiro)
A M T O X A M H N TS K H U I (pipoca)
M H O T I P E R T C L P M N B O (suco)
A T R O C D G P E S IP U T D F F (bis)
*Escrita Unigráfica
A criança utiliza somente uma letra para representar a palavra.
A (brigadeiro)
L (pipoca)
F (suco)
C (bis)
*Escrita Fixa
A mesma série de letras numa mesma ordem serve para diferenciar nomes.
Predomínio de grafias convencionais.
A L N I (brigadeiro)
A L N I (pipoca)
A L N I (suco)
A L N I (bis)
*Quantidade variável
Repertório Fixo/Parcial
Algumas letras aparecem na mesma ordem e lugar, outras letras de forma diferente. Varia a quantidade de letras para cada palavra.
S A M T (brigadeiro)
A M T (pipoca)
A M T S A (suco)
S A T (bis)
*Quantidade constante
Repertório variável
Quantidade constante para todas as escritas. Porém, usa-se o recurso da diferenciação qualitativa: as letras mudam ou muda a ordem das letras.
HRUM (brigadeiro)
ASGK (pipoca)
ONBJ (suco)
CFTV (bis)
*Quantidade variável
Repertório variado
Expressam máxima diferenciação controlada para diferenciar uma escrita de outra.
R A M Q N (brigadeiro)
A B E A M F (pipoca)
G E P F A (suco)
O S D L (bis)
*Quantidade e repertório variáveis
Presença de valor sonoro início e/ou fim
Variedade na quantidade e no repertório de letras. A criança preocupa-se em utilizar letras que correspondem ao som inicial e/ou final.
I M S A B R O (brigadeiro)
I B R N S A (pipoca)
U R M T O (suco)
I N B O X I X (bis)
SILÁBICA
*Sem valor sonoro: a criança escreve uma letra para representar a sílaba sem se preocupar com o valor sonoro correspondente
R O M T (brigadeiro)
B U D (pipoca)
A S (suco)
R (bis)
*Iniciando uma correspondência sonora: a criança escreve uma letra para cada sílaba e começa a utilizar letras que correspondem ao som da sílaba.
I T M O (brigadeiro)
P Q A (pipoca)
R O (suco)
G I (bis)
*Com valor sonoro: a criança escreve uma letra para cada sílaba, utilizando letras que correspondem ao som da sílaba; às vezes usa só vogais e outras vezes consoantes e vogais.
I A E O – B H D O (brigadeiro)
I O A – P O K (pipoca)
U O – S C (suco)
I S – B I (bis)
*Silábico em conflito ou hipótese falsa necessária: momento de conflito cognitivo relacionado à quantidade mínima de letras (BIS/ISIS) e a contradição entre a interpretação silábica e as escritas alfabéticas que têm sempre mais letras. Acrescenta letras e dá a impressão que regrediu para o pré- silábico.
B H D U L E (brigadeiro)
I O K E C (pipoca)
U O K U (suco)
I S I S (bis)
SILÁBICA - ALFABÉTICA
A criança, ora escreve uma letra para representar a sílaba, ora escreve a sílaba completa. Dificuldade é mais visível nas sílabas complexas.
B I H D R O (brigadeiro)
P I P O K (pipoca)
S U K O (suco)
B I Z (bis)
ALFABÉTICA
A criança já compreende o sistema de escrita faltando apenas apropriar-se das convenções ortográficas; principalmente nas sílabas complexas..
BRIGADEIRO
PIPOCA
SUCO
BIS
Essas informações são parâmetros que ajudam a compreender as hipóteses das crianças sobre o sistema de escrita e assim poder planejar e intervir intencionalmente para que avancem.
As crianças são complexas e muitas vezes não se encaixam nas “gavetinhas”, é preciso investigar, usando diferentes estratégias para conhecê-las.
CRÉDITOS:
CRÉDITOS:
Fonte: equipe pedagógica da Escola Municipal Professora Maria Alice Pasquarelli, em São José dos Campos (SP)
Indicação: http://crisblogmeumundo.blogspot.com
Fases da Escrita
De acordo com as fases de escrita desenvolvidas por Ferreiro e Teberosky (1999) e com estudos realizados por Morais (1999)
1- Pré-silábico:
Não estabelecem relação entre a escrita e a pauta sonora das palavras, escrevendo com letras aleatórias ou outros símbolos
2- Silábico:
Escrevem, para cada sílaba da palavra: uma letra (silábico quantitativo),
podendo esta ter correspondência sonora com a sílaba representada (silábico qualitativo)
3- Silábico alfabético:
As escritas oscilam entre a silábica e a alfabética
4- Alfabético
- com muitas trocas de letras (não domínio das correspondências regulares diretas)
- compreendem que as sílabas são compostas por unidades menores e conseguem representar os fonemas, embora ainda troquem muitas letras
5- Alfabético
razoável domínio das correspondências grafofônicas diretas
6- Alfabético
razoável domínio das regularidades contextuais e morfo-gramaticais
FonteArtigo
Apropriação da Escrita Alfabética: É Possível Alfabetizar Letrando Aos Seis Anos?
Professoras Magna do Carmo Silva Cruz e Eliana Borges Correia de Albuquerque
1- Pré-silábico:
Não estabelecem relação entre a escrita e a pauta sonora das palavras, escrevendo com letras aleatórias ou outros símbolos
2- Silábico:
Escrevem, para cada sílaba da palavra: uma letra (silábico quantitativo),
podendo esta ter correspondência sonora com a sílaba representada (silábico qualitativo)
3- Silábico alfabético:
As escritas oscilam entre a silábica e a alfabética
4- Alfabético
- com muitas trocas de letras (não domínio das correspondências regulares diretas)
- compreendem que as sílabas são compostas por unidades menores e conseguem representar os fonemas, embora ainda troquem muitas letras
5- Alfabético
razoável domínio das correspondências grafofônicas diretas
6- Alfabético
razoável domínio das regularidades contextuais e morfo-gramaticais
FonteArtigo
Apropriação da Escrita Alfabética: É Possível Alfabetizar Letrando Aos Seis Anos?
Professoras Magna do Carmo Silva Cruz e Eliana Borges Correia de Albuquerque
Alfabetização - Atividades para imprimir
No site www.sol.eti.br
lá você vai encontrar as seguintes atividades, prontas para imprimir.
Exercícios Prontos Para Estímulo da Aprendizagem:
lá você vai encontrar as seguintes atividades, prontas para imprimir.
Exercícios Prontos Para Estímulo da Aprendizagem:
- Caça Palavras com Figuras Para Imprimir: Escreva os nomes das imagens e encontre as palavras no emaranhado de letras.
- Cruzadinhas com Figuras Para Imprimir: Palavras Cruzadas de nível fácil para alfabetização e séries iniciais do ensino fundamental.
- Palavras pontilhadas para imprimir e copiar com as Letras do Alfabeto
- Atividades para imprimir com as letras do Alfabeto
- Cruzadinha Infantil com Palavras para Imprimir. São 50 passatempos diferentes de nível fácil, ideal para crianças no inicio da vida escolar.
- Palavra Cruzada Infantil com Imagens para Imprimir
- Complete as Frases Conforme o Desenho para imprimir
- Forme as Palavras Preenchedo os Quadradinhos Conforme a Imagem para imprimir
- Escreva os Nomes dos Bichos para impressão
- Escreva os Nomes dos Objetos para imprimir
- Separe as Palavras em Sílabas Conforme os Desenhos.
- Faixas e Cartazes Para Imprimir
Jogo Pula Nome
FONTE: KIDSMART Janice - OMEP-RS
Montar na cartolina colorida uma trilha com os retalhos de papel, delineando um percurso. Decorar o tabuleiro como desejar.
3. POSSIBILIDADES DE EXPLORAÇÃO:
Dividir a turma em pequenos grupos, cada grupo recebe uma trilha e uma caixa com com os cartões
1. MATERIAL:
- Uma folha de cartolina colorida
- Retalhos de papel colorido
- Uma caixinha pequena
- Cola
- Pequenos cartões com os nomes das crianças
- Tampinhas de produto de limpeza (em número suficiente para a quantidade de grupos)
Montar na cartolina colorida uma trilha com os retalhos de papel, delineando um percurso. Decorar o tabuleiro como desejar.
3. POSSIBILIDADES DE EXPLORAÇÃO:
Dividir a turma em pequenos grupos, cada grupo recebe uma trilha e uma caixa com com os cartões
- Definir a ordem de jogar
- Selecionar na caixa um nome.
- “Ler” o que está escrito e contar o número de sílabas.
- Andar com o marcador (tampa de produto de limpeza) sobre a trilha, de modo que a cada sílaba corresponda uma casa.
- Os jogadores seguintes procedem da mesma maneira, continuando o percurso até o fim da trilha.
- No caso de terminarem os nomes, coloca-se todos na caixa novamente até que todos os grupos tenham chegado até o final da trilha.
Material alternativo para alfabetização
Material que a Suzinha criou
e usa para sondagem com os alunos:
Este abaixo é muito interessante para quando a criança
está entrando no nível silábico-alfabético.
Veja no blog da suzinha as instruções de como utilizar o material adequadamente, tenho certeza que as crianças vão gostar muito.
e usa para sondagem com os alunos:
Este abaixo é muito interessante para quando a criança
está entrando no nível silábico-alfabético.
Veja no blog da suzinha as instruções de como utilizar o material adequadamente, tenho certeza que as crianças vão gostar muito.
Troca do som sonoro pelo som surdo:
> G por C
> F por V
> D por T
Procure não evidenciar demais essas trocas e, em lugar disso,estimule-os a ler e a escrever intensamente.
Na maioria destas situações , não ocorre uma inversão (o que se escreve com "g" é sistematicamente escrito com "c" e o que é com "c" é escrito com "g").A criança troca o som sonoro ("g", "f" ou "d") pelo surdo ("c", "v" e "t"), e não o inverso.
Essa fase, bastante comum, acaba sendo resolvida pelo próprio convívio dos alunos com a leitura e com a produção de textos.Em geral, se há uma rica convivência com textos, é possível esperar que a maioria das crianças possa resolver essas questões ao final da 2a série ou início da 3a.
Escrever não é transcrever a fala e de que, portanto, a escrita não corresponde à fala de nenhum segmento social (mesmo os mais prestigiados).A criança deve aprender, por exemplo, que pode falar "vamo brincá", mas precisa escrever "vamos brincar".
Trocas de outra ordem:
O aluno tem de aprender que, muitas vezes, para escrever é preciso observar a posição que a letra ocupa na palavra.
Ao trocar "c" por "q", o problema é de outra ordem.
A letra "c" diante de "e" ou de "i" não representa o som /k/; por isso o sistema gráfico dispõe de "qu" para esses casos.
--se é no início, não posso usar "ç", "rr", "ss" etc.;
--se depois da letra "c" vem um "e" ou "i", não posso utilizar "ç";
--se depois da letra "c" vem "e" ou "i", para representar o som /k/,devo usar "qu" etc.
Maria José Nóbrega, assessora em Língua Portuguesa em São Paulo, SP, e diretora da Associação Brasileira de Leitura (ABL)
www.ensino.net
> G por C
> F por V
> D por T
Procure não evidenciar demais essas trocas e, em lugar disso,estimule-os a ler e a escrever intensamente.
Na maioria destas situações , não ocorre uma inversão (o que se escreve com "g" é sistematicamente escrito com "c" e o que é com "c" é escrito com "g").A criança troca o som sonoro ("g", "f" ou "d") pelo surdo ("c", "v" e "t"), e não o inverso.
Essa fase, bastante comum, acaba sendo resolvida pelo próprio convívio dos alunos com a leitura e com a produção de textos.Em geral, se há uma rica convivência com textos, é possível esperar que a maioria das crianças possa resolver essas questões ao final da 2a série ou início da 3a.
Escrever não é transcrever a fala e de que, portanto, a escrita não corresponde à fala de nenhum segmento social (mesmo os mais prestigiados).A criança deve aprender, por exemplo, que pode falar "vamo brincá", mas precisa escrever "vamos brincar".
Trocas de outra ordem:
O aluno tem de aprender que, muitas vezes, para escrever é preciso observar a posição que a letra ocupa na palavra.
Ao trocar "c" por "q", o problema é de outra ordem.
A letra "c" diante de "e" ou de "i" não representa o som /k/; por isso o sistema gráfico dispõe de "qu" para esses casos.
--se é no início, não posso usar "ç", "rr", "ss" etc.;
--se depois da letra "c" vem um "e" ou "i", não posso utilizar "ç";
--se depois da letra "c" vem "e" ou "i", para representar o som /k/,devo usar "qu" etc.
Maria José Nóbrega, assessora em Língua Portuguesa em São Paulo, SP, e diretora da Associação Brasileira de Leitura (ABL)
www.ensino.net
Alfabeto de tampinhas
É bem prático ensinar a seqüência do alfabeto com este material.
Confeccionado com a capa dura de um caderno, revestida com papel sulfite, tampinhas de garrafa de suco com letras coladas, é de fácil manuseio e de aparência atraente.
Meus alunos gostam muito dessa maneira lúdica de aprender!
Há vários maneiras de utilizá-lo. Por exemplo, a criança coloca as letras no lugar correspondente, o que é um desafio pra crianças em estágio de alfabetização.
Para colocar palavras em ordem alfabética, colocar a letra inicial de cada palavra no quadro do alfabeto. Na hora de registrar as palavras no caderno, seguir a seqüência do quadro: A de abacate, C de caju, M de melancia, T de tamarindo.