1ª ETAPA
Passo a passo:
A cada imagem apresentada, anotem sua impressão: sobre as cores, a disposição das estrelas, as formas geométricas, se existe alguma semelhança com outra bandeira que conheçam.
Bandeira Provisória da República. Utilizada de 15 a 19 de novembro de 1889.
2) Nesta imagem, devem ser adotados os mesmos procedimentos da anterior, observação e anotação dos dados.
19 de novembro de 1889 a junho de 1960: vinte e uma estrelas, representando os vinte estados e o Distrito Federal.
3) Aqui, o detalhe é o número de estrelas que mudou e eles precisam estar atentos.
Junho de 1960 a 28 de maio de 1968: vinte e duas estrelas, com a mudança da capital para Brasília e a criação de uma estrela para o novo Estado da Guanabara.
4) Continue da mesma forma, observação e anotação antes, legenda depois.
28 de maio de 1968 a 11 de maio de 1992: vinte e três estrelas, acrescentando uma estrela para o Estado do Acre e a partir de 1977 o Estado do Mato Grosso do Sul assumindo a representação da estrela do extinto Estado da Guanabara.
5) Esta é nossa bandeira atual. Aqui também as estrelas estão em maior número, pois foram acrescentados mais Estados. Entretanto, deixe que o aluno faça suas anotações e tire suas próprias conclusões.
11 de maio de 1992 até hoje: vinte e sete estrelas, acrescentanto quatro estrelas para os estados de Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.
Terminado esse primeiro momento, os alunos irão para o laboratório de informática com suas anotações.
2ª ETAPA:
Trabalhe a imagem abaixo de acordo com o passo a passo a seguir:
1 - Divida a turma em seis grupos;
2 - Cada grupo irá pesquisar sobre os seis tópicos em destaque na imagem.
3 - A pesquisa está direcionada para a busca dos motivos que levaram nossa bandeira a assumir a forma atual.
4 - Portanto, os grupos vão investigar os seguintes elementos:
- o motivo da homenagem a Nossa Senhora,
- saber sobre a 'casa real de Bragança' e sobre o porque d a 'alusão ao ma r',
- a 'casa real do Habsburgo' e sobre a 'alusão ao sol e 'às riquezas minerais' do país,
- sobre o lema positivista 'Ordem e Progresso',
- a cor em referência aos 'desejos de paz',
- o céu do Rio de Janeiro no 'dia da Proclamação da República'.
6 - Mas todos os grupos precisam investigar de quem foi o projeto ou idéia da bandeira republicana
6 - Mas todos os grupos precisam investigar de quem foi o projeto ou idéia da bandeira republicana.
Utilize os links abaixo para todos os grupos:
http://www.on.br/glossario/alfabeto/b/bandeirabrasil.html
http://www.brasilrepublica.com/bandeiranacionalbr.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/brasil/bandeira-nacional-brasileira.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_do_Brasil
http://www.signomes.com/brasil/bandeira.php
Os grupos vão organizar os resultados das pesquisas sobre a bandeira e o significado dos símbolos nela contidos para montar uma apresentação de slides. Esta apresentação pode ser exibida para outras turmas.
FONTE: PORTAL DO PROFESSOR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário