INTRODUÇÃO
OBJETIVOS GERAIS
Conhecer os aspectos culturais do carnaval que influenciaram na etnia brasileira.
Reconhecer as manifestações carnavalescas dentro do contexto social.
Conhecer as marchinhas carnavalescas.
Conhecer, observar e acompanhar a evolução de gêneros carnavalescos como: música, blocos, fantasias e histórias.
Estabelecer relação entre passado e moderno.
Procedimentos Metodológicos
Fazer um baile de carnaval para que as crianças conheçam um pouco sobre essa manifestação popular.
Levar para a sala de aula os elementos do carnaval através de imagens ou objetos.
Executar músicas pertinentes ao universo carnavalesco.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Confecção de painel com recortes e fotos carnavalescas.
Trabalhar músicas carnavalescas
Confeccionar máscaras carnavalescas com material de sucata.
Listar as fantasias que as pessoas costumam usar em carnaval.
Pular carnaval usando roupas e acessórios diversos como fantasia.
CULMINÂNCIA
Desfile de fantasias.
Exposição de painéis.
Baile carnavalesco.
MúsicaQuando pensamos em Brasil ou no povo brasileiro, quase sempre nos vem a imagem de um povo alegre e dançante. O carnaval é um grande exemplo disso. É uma manifestação popular que ocorre de diferentes formas em várias regiões do Brasil, dependendo do contexto histórico e sociocultural de cada lugar.
Entrelaçando as influências dos negros africanos, indígenas, nativos e europeus colonizadores, a cultura brasileira resultou em uma grande diversidade e riqueza de manifestações.
JUSTIFICATIVA
O Brasil é um país rico culturalmente, porém, o que sabemos dessa cultura limita-se ao que vivemos no dia-a-dia e ao que a TV nos mostra, muitas vezes, informações soltas, imagens que ficam muito distantes de nossa realidade ou de cunho comercial.
Pensando nisso, pretendemos, neste trabalho, propiciar atividades que ampliem o conhecimento das crianças sobre o carnaval no Brasil, levando em consideração suas influências e fazendo um paralelo temporal desde os antigos carnavais até hoje.
OBJETIVOS GERAIS
Conhecer os aspectos culturais do carnaval que influenciaram na etnia brasileira.
Reconhecer as manifestações carnavalescas dentro do contexto social.
Conhecer as marchinhas carnavalescas.
Conhecer, observar e acompanhar a evolução de gêneros carnavalescos como: música, blocos, fantasias e histórias.
Estabelecer relação entre passado e moderno.
Procedimentos Metodológicos
Fazer um baile de carnaval para que as crianças conheçam um pouco sobre essa manifestação popular.
Levar para a sala de aula os elementos do carnaval através de imagens ou objetos.
Executar músicas pertinentes ao universo carnavalesco.
Fazer pinturas faciais nas crianças e disponibilizar diferentes roupas e adereços para que possam usar como fantasias.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Confecção de painel com recortes e fotos carnavalescas.
Trabalhar músicas carnavalescas
Confeccionar máscaras carnavalescas com material de sucata.
Listar as fantasias que as pessoas costumam usar em carnaval.
Pular carnaval usando roupas e acessórios diversos como fantasia.
CULMINÂNCIA
Desfile de fantasias.
Exposição de painéis.
Baile carnavalesco.
CACHAÇA
Mirabeau Pinheiro-Lúcio de Castro-Heber Lobato, 1953
Você pensa que cachaça é água
Cachaça não é água não
Cachaça vem do alambique
E água vem do ribeirão
Pode me faltar tudo na vida
Arroz feijão e pão
Pode me faltar manteiga
E tudo mais não faz falta não
Pode me faltar o amor
Há, há, há, há!
Isto até acho graça
Só não quero que me falte
A danada da cachaça
CABELEIRA DO ZEZÉ
João Roberto Kelly-Roberto Faissal, 1963
Olha a cabeleira do zezé
Será que ele é
Será que ele é
Será que ele é bossa nova
Será que ele é maomé
Parece que é transviado
Mas isso eu não sei se ele é
Corta o cabelo dele!
Corta o cabelo dele!
Nenhum comentário:
Postar um comentário